treinamento funcional

Benefícios do treinamento funcional

Moda entre aqueles que desejam melhorar sua saúde, ter mais disposição ou mesmo acabar com dores provocadas pelo sedentarismo, o treinamento funcional é um conjunto de exercícios que pode fazer maravilhas pelo seu corpo.

Aproveitando o próprio peso do corpo para malhar, além de ajudar na produção da endorfina, o hormônio da felicidade, o treinamento funcional traz outros benefícios ao corpo e à mente.

Para lhe mostrar os pontos positivos dessa prática, separamos um texto com tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira.

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é, basicamente, todo exercício que é mais natural e está inserido no cotidiano diário. Essa prática é composta por atividades que ativam os músculos, consumindo energia e ajudando na queima da gordura corporal.

Nesse tipo de treinamento, os exercícios se baseiam em momentos naturais do corpo, como correr, pular, puxar, girar, empurrar, agachar, estabilizar, levantar, arremessar ou saltar.

Com uma grande variedade de combinações, o treinamento funcional é dinâmico, criativo, inovador e, principalmente, motivacional, além de ser capaz de fortalecer os músculos.

O treinamento funcional atua como complemento nos treinos, usando equipamentos como elásticos, bolas, cordas e hastes. Seu objetivo é a melhora do condicionamento físico, aumento da força e resistência corporal.

Benefícios do treinamento funcional

Agora que você já sabe o que é o treinamento funcional, é hora de descobrir quais os benefícios desse tipo de exercício para o seu corpo e, por que não, para a sua mente.

Aumenta a força muscular

O treinamento muscular, quando praticado com frequência, amenta a tonificação muscular, muito mais até do que a própria musculação, pois seus movimentos são mais completos e direcionados a esse fim.

Corrige a postura

Por passarmos tanto tempo sentados, de forma incorreta, muitos de nós sofrem com problemas na coluna, dores e má postura. O uso do celular por longas horas, o hábito de dirigir ou mesmo o uso de transporte público também podem causar esse problema.

Agora, você sabia que o treinamento funcional ajuda a corrigir a postura? A técnica fortalece os músculos do abdômen, mantendo a coluna reta. E, quanto mais você avança no treinamento e aprende sobre consciência corporal, mais conseguirá corrigir a postura, mantendo quadril, pescoço e ombros alinhados.

Fortalece o core

Você já ouviu falar no core? O core é uma espécie de cinturão, que abrange os músculos da região lombar, abdominal, pélvica e do quadril, áreas que circundam o umbigo. Essa região é fundamental para proteger a coluna vertebral e sustentar o tronco.

Quando o core está frágil, o corpo fica sem estabilidade e o movimento de suas pernas e braços pode ser comprometido. Além disso, é comum sentir dores nas costas e lombar latejando.

Agora, quando você se torna adepto do treinamento funcional, consegue fortalecer o core, melhorando sua qualidade de vida. Uma boa forma para fazer isso é praticando exercícios como a prancha isométrica, por exemplo, que movimento diferentes partes do corpo intensamente.

Acelera o emagrecimento

Você sabia que o treinamento funcional acelera o emagrecimento? Isso porque a técnica ajuda a melhorar a consciência corporal, conhecer seus limites e testar mais esforços, aumentando a queima de gordura e levando os temidos quilinhos a mais embora.

Leia mais em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *